segunda-feira, junho 06, 2005

Jóias em Portugal


Biblioteca Joanina Posted by Hello

2 comentários:

Luis Duverge disse...

Fantástico, ás vezes pergunto a mim mesmo como seria se hoje quisessemos construir uma biblioteca igual. Sei que existe actualmente uma guerra "surda" pela digitalização de tudo quanto é livro ou documento valioso, do outro lado do Atlântico. Aquele estigma de a Europa ter mais história, está aos poucos a ser colmatado desta forma. Recordo uma notícia, penso que foi do director geral de bibliotecas francês onde chamava a atenção para a digitalização global das bibliotecas nos E.U.A..
Mais uma vez a surpreender-nos pelo seu bom gosto, um bem haja.

maria disse...

Curioso...
Esta coisa da digitalização das bibliotecas, em certa medida, podia bem ser forma de revalorizar as origens, não?
... de mostrar Ao universo virtual/digital e No universo virtual/digital que elas estão aí, cada qual no seu espaço físico, tantas vezes belíssimo, e promover a própria visita a essas bibliotecas e/ou espaços de conhecimento, de conhecimento em produção ou guardado. Não?

A Univ de Columbia e a LSE têm um programa fantástico de colaboração (muito por causa da pesquisa etnográfica, é verdade, mas com vista ao alargamento para todas as áreas do saber) no sentido da organização on line de cursos e materiais de trabalho e/ou pesquisa, por exemplo passando pela promoção das bibliotecas digitais! umas e outras são fundamentais, não é assim?
Sendo que as Bibliotecas, tal como as conheciamos (antes disto da rede) são indubitavelmente muito mais bonitas...